top of page
  • Foto do escritorWellington Andrioli

Botox

Atualizado: 18 de out. de 2022

Você sabe o que é o Botox?


É uma substância que atua impedindo a contração dos músculos causadores das rugas de expressão. É utilizada desde desde a década de 1980 no tratamento de doenças neurológicas, ortopédicas e oftalmológicas.


O uso do Botox para atenuar rugas e marcas de expressão é considerado um dos


maiores avanços da dermatologia estética nas últimas décadas. É o procedimento estético mais realizado do mundo.


Quando realizado por profissionais capacitados e usado de forma criteriosa, o tratamento pode alcançar resultados excepcionais.


Na estética o Botox é utilizado desde 1987 e, mais recentemente, para tratar o suor excessivo das axilas e das mãos (hiperidrose).


É indicada no tratamento de rugas e marcas de expressão na área das sobrancelhas, pé de galinha e linhas na região de testa, rugas no pescoço que também é conhecido como pescoço de peru, rugas nos lábios...


A aplicação é feita superficialmente, injetando pequenas quantidades da toxina diretamente nas áreas afetadas.


Não precisa ter medo! A aplicação do Botox é um procedimento rápido e com boa tolerância, pode causar alguma sensação de ardor na região de aplicação por alguns minutos e não necessita de grandes períodos de recuperação, em pacientes com maior sensibilidade pode haver a necessidade de uso de pomadas anestésicas para reduzir a dor.


Seus efeitos levam de 3 a 7 dias para começar aparecer e sua duração média é de 4 meses, quando começa a diminuir e a área afetada então, volta a ter o aspecto de antes do tratamento. O tempo de reaplicação pode variar de acordo com cada paciente e após tratamentos repetidos o músculo tratado perde a força e por isso os resultados são cada vez mais duradouros.


Cuidados após a aplicação


Evitar uso de Aspirina (ácido acetil salicílico) ou anti inflamatórios por pelo menos 3 dias antes da aplicação, isso reduz o risco de hematomas.


Evitar deitar ou abaixar a cabeça por pelo menos 4 hora após a aplicação da toxina botulínica. Após esse período recomenda-se deitar-se com a cabeça ligeiramente elevada.


Não há restrições em relação à exposição solar após a aplicação do Botox, a não ser quando surge algum tipo de hematoma.


A área tratada não deve ser exposta ao frio ou calor intenso, desta forma o uso de compressas quentes ou geladas não é recomendado.


Deve-se evitar o uso de cosméticos e produtos dermatológicos um dia antes e um dia após a aplicação da toxina botulínica.


Recomenda-se evitar esforços físicos por pelo me


nos 24 horas após a aplicação da toxina botulínica.


Efeitos Colaterais


Ocasionalmente pode ocorrer inchaço, vermelhidão e leve dor no local da aplicação que costumam desaparecer espontaneamente após 24 a 48 horas.


Hematoma, dor de cabeça por algumas horas que pode ser tratada com analgésicos comuns.


Queda temporária da sobrancelha/pálpebra.


Quais são os benefícios do botox?

Deixa as marcas de expressão mais suaves.

  • Diminui os efeitos das rugas, contendo ao máximo a hiperatividade muscular do rosto.

  • Pode ajudar no processo de prevenção das rugas.

  • Pode ser aplicado em várias áreas do rosto, como olhos, sobrancelhas, lábios, nariz, dentre outros.

Quanto tempo dura o efeito do botox no rosto?

A aplicação é rápida, dura em média 10 minutos. O resultado será percebido após 48h da aplicação do Botox e com 15 dias atingirá seu efeito máximo. Geralmente, o Botox dura de 4 a 6 meses.


O que você precisa saber antes de fazer botox?

Antes da aplicação do Botox, é necessário usar um creme anestésico no local que receberá o tratamento, a fim de evitar desconforto e dor durante a aplicação. O Botox atua relaxando os músculos e, por isso, também é usado em outras áreas da medicina, além da estética.



25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page